• Segunda-feira, 29 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Pesquisadores percorrem o país em busca do combate à Helicoverpa


Quarta-feira, 11 de dezembro de 2013 - 09h24

A lagarta Helicoverpa armígera foi identificada pela primeira vez no país no final do ano passado e já causou um grande estrago nas lavouras.


Como o inseto está se espalhando rapidamente os pesquisadores da Embrapa estão em alerta e agora, começaram a percorrer o país para apresentar formas de controle do inseto.


O alvo do projeto são os técnicos de cooperativas, sindicatos e associações. A proposta dos pesquisadores é usar um método conhecido, mas de acordo com eles, pouco utilizado atualmente, que é o manejo integrado. A intenção é que os agricultores não façam apenas o controle químico com inseticidas, mas que apliquem também outras técnicas, como os controles cultural e biológico.


O controle cultural inclui a rotação de culturas e a limpeza das áreas cultivadas após a colheita. Dessa maneira, fica mais difícil a praga se multiplicar.


O controle biológico, apresentado pelos agrônomos é o uso da vespa tricograma, que se alimenta dos ovos da lagarta.


"Só o controle químico não é viável economicamente e ambientalmente, ele não está mais controlando as pragas", explica o pesquisador Paulo Roberto Galerani.


Os técnicos da Embrapa já passaram pelo Rio Grande do Sul. Em janeiro, os pesquisadores percorrem lavouras de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul.


Fonte: Globo Rural. 10 de dezembro de 2013.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja